Entre outros Eventos que já beneficiam de alguma frequência e singularidade, temos em primeiro lugar a “Noite de Mercado” que é celebrada no dia 23 de Dezembro, uma Tradição que remonta ao século passado, com uma grande adesão do Público, onde os Residentes e cada vez mais Turistas se juntam.

Os Agricultores vêm à Cidade do Funchal, de todas as localidades da ilha, para vender os seus Produtos nestes dias assinalados, em que a Tradição, é especialmente, a grande azáfama das Compras do Natal no Mercado dos Lavradores, e nas ruas circundantes (fechadas ao trânsito), nomeadamente as Iguarias, as Frutas, os Vegetais, Flores, Doces, entre outros.

Cerca das 23 horas o Mercado dos Lavradores recebe os Cânticos tradicionais de Natal na “Praça do Peixe”, com uma lotação cheia, anual, num espírito natalício que antecede o Natal.

A “Noite do Mercado” prolonga-se por toda a noite! O Mercado e os Bares à sua volta mantêm-se abertos durante a noite, tornando esta, uma das noites mais longas e animadas do Funchal, com as Bandas de Música, Ranchos folclóricos e muita Animação em toda a zona.

Uma oportunidade de degustar a nossa Gastronomia, provando os “Comes e Bebes” tradicionais, típicos da época, como as Bebidas típicas e tradicionais, as Ponchas, os Licores etc, as Sandes de Carne Vinho e Alho, o Bolo do Caco, entre outras Iguarias.
É a Noite mais longa do ano”, dizem! E grande referência cultural ao nível regional.