História

O Mercado Municipal, conforme constatado em Deliberações Camarárias da época, era antes designado por “Mercado Polivalente da Penteada” e foi escriturado no dia 22 de julho de 1987 em Conservatória dos Registos Centrais.
Tratava-se de uma parcela de terreno pertencente à Câmara Municipal do Funchal que viria a ser alienada. Construía-se o Complexo habitacional da Penteada da responsabilidade da Cooperativa “A Nossa Casa Ld.ª”, nomeadamente num lote com uma área 20.974m2, por deliberação de fevereiro de 1987 e como contrapartida dessa alienação, estava-lhe associada a construção do Mercado municipal, numa área com 8.438m2. Ficou ainda decidido através daquela Deliberação que a Câmara Municipal do Funchal ficaria proprietária de uma instalação Desportiva e de uma Biblioteca, segundo posterior Deliberação de maio do ano de 1987.

A Câmara Municipal do Funchal, através da promoção de Habitação, neste caso de uma Cooperativa, tinha um papel pioneiro que servia como alavanca para organizar o Território, através da negociação de contrapartidas.
Quanto ao planeamento do Mercado da Penteada na época, era considerado um êxito, pois a ideia de criar uma pequena Centralidade, resultava bem com a construção da Universidade da Madeira, do Madeira Tecnopolo – Parque de Ciência e Tecnologia da Madeira, das Piscinas Olímpicas da Penteada, do seu Complexo Desportivo e ainda do Arquivo Regional da Madeira.

Face à permuta que se efetuava naquela data, a construção do Mercado ficava então à responsabilidade da Cooperativa “ A nossa Casa Ld.ª”, sob a coordenação do Engenheiro Civil dos Quadros da Câmara Municipal do Funchal, Danilo Óscar de Matos que fazia cumprir o Programa Base planeado para a orientação da Projeção do Edifício do Mercado Municipal.

A Inauguração do Mercado Municipal acontecia no dia 30 de setembro de 1988.

O Mercado Municipal situa-se à Rua do Mercado da Penteada, Funchal, Madeira Portugal, uma zona servida por um amplo Parque de estacionamento, como também, servida por Carreiras de Transportes Públicos.

O Mercado Municipal é um Edifício com uma linha bonita, com uma Arquitetura visivelmente Modernista com uma relação com a exterior bem conseguida, segundo considerado por técnicos desta área.
Os Autores deste projeto são os Arquitetos, António Marques Miguel e Fernando Machado.

Em 1988 e paralelamente ao Edital nº 50, o Aviso nº 58 do dia 25 de março, comunicava a Abertura do 1º Concurso Público para Adjudicação dos Espaços Comerciais (Lojas e Lugares) do Mercado da Penteada, aos potenciais Candidatos, divulgando simultaneamente no seu Programa de Concurso os demais procedimentos específicos.

Atualmente, em junho 2014 no Mercado da Penteada encontram-se em funcionamento 10 Lojas, nomeadamente, um Pronto-a-vestir “Asa Delta”, uma Tabacaria, uma Sapataria Alexlipa, um Snack-bar esplanada, uma agência do Banif – Banco Internacional do Funchal, um Cabeleireiro Callbutton, uma agência dos CTT Correios de Portugal S.A., uma Pastelaria/Boutique de Pão e esplanada, um Mini Mercado do Lido Sol 2 Distribuição de Produtos Alimentares S.A. e outra loja de Produtos de Telecomunicações e 6 Stands de Produtos Hortofrutícolas.

Alguns Espaços encontram-se a aguardar Abertura de Concurso Público, estando a ser revisto o tipo de Objeto a atribuir a esses Espaços, após melhor auscultação das necessidades mais pertinentes do Mercado de Trabalho.
Como habitualmente é feito, oportunamente será feita essa Divulgação através dos meios estipulados por Diploma legal.