O Mercado dos Lavradores comemora a III edição do “Dia Mundial da Alimentação“ no dia 16 de outubro das 9 h às 18 h no seu emblemático espaço, uma organização da Divisão de Mercados Municipais.

Este evento apelativo, sob a forma de mais uma “Showcase” com a presença de 11 Marcas no mesmo dia, decorre no Terrado (em frente ao hall do Mercado dos Lavradores).

São vários os parceiros que participam, como, Bioforma – a Loja da Saúde; + Saudável Cátia Gonçalves; Freshbio Agricultura biológica; Gigi sumos; Gran´all Madeira; Loja do Chá; Loja Madeirense; Museu Café e Plano D – Soluções de Saúde.

Vão decorrer duas Palestras, uma com a presença de uma Psicóloga Alimentar e outra com o Nutricionista, conceituados palestrantes neste dia considerado especial. Os temas das palestras serão, a 1ª palestra às 11 h, “Conquiste vitalidade com nutrição física e emocional” com a Psicóloga Alimentar Catarina Catarino e a 2ª palestra às 15h, com o tema “Sustentabilidade alimentar” com o Nutricionista Bruno Sousa, nosso colaborador há muito, através da (Parceiro) Fundação Portuguesa de Cardiologia (sede Madeira).

O papel desta Comemoração é o de lembrar a sensibilização associada à promoção e cuidado da Saúde alimentar diária. É pertinente a exposição e venda de produtos regionais, a mostra da alternância para uma alimentação com os diferentes nutrientes, hidratos de carbono, proteínas, gorduras mais saudáveis, minerais, fibras, vitaminas e a água/líquidos, confecionados de forma mais cuidada, uma mais-valia para uma Alimentação variada e equilibrada para a Saúde do Público em geral, como pretende a DGS.

O porquê da dinamização de eventos na importante captação de um maior número de visitantes ao Mercado dos Lavradores, (contrapartida), é o Público em geral poder estar em contacto com a grande “showcase”, neste caso, com os parceiros do “Dia Mundial da Alimentação” e, simultaneamente,  proporcionar-lhe o melhor (re) conhecimento do quotidiano deste Mercado, o que foi feito pelos Mercados, nomeadamente, a forte aposta na sua revitalização, através da requalificação da oferta e mostrar que nunca se perdeu a sua identidade e que foi mantido assim, o estatuto de «maior montra» de atividade agrícola e piscatória regional.