Alimentação saudável? O Guia alimentar, “A Nova Roda dos Alimentos”, lançada em Portugal pela Direção Geral da Saúde é um “bom conselheiro”!

Na Nova “Roda dos Alimentos” estão identificados 7 grupos de Alimentos que devemos consumir: os Cereais e derivados; Hortícolas; Frutos; Laticínios; Carnes e Pescados; Leguminosas e Gorduras e óleos, em diferentes proporções. Cada um destes grupos apresenta funções e características nutricionais específicas e diferentes, daí a razão de deverem fazer parte da alimentação diária, não devendo ser substituídos entre si! A eles há que associar a perspetiva nutricional, das 7 classes de nutrientes como as proteínas; hidratos de carbono; ácidos gordos; gorduras hidrogenadas; trans; colesterol; fitosterol; vitaminas; minerais; fibras. Todos os nutrientes são importantes e insubstituíveis porque têm funções diferentes no nosso organismo. É importante interiorizar que as proteínas têm uma função construtiva; os hidratos de carbono, proteínas e lípidos têm uma função energética. As fibras, a água, as vitaminas e os minerais têm uma função reguladora.

Uma boa alimentação requer que a mesma seja completa, equilibrada e variada. Completa, se comermos alimentos de cada grupo e bebermos água diariamente; Equilibrada se comermos maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão e menos quantidade dos que se encontram nos grupos de menor dimensão, de forma a ingerir o número de porções recomendadas; e variada se comermos alimentos dentro de cada grupo, variando diariamente, semanalmente e nas diferentes épocas do ano. Para controlo de que porções de todos os grupos/classes devemos comer diariamente, é claro que a recomendação de técnicos desta área é importante.