A Noite de Noite de Mercado, 23 de dezembro já considerada um Cartaz Turístico do Funchal/Madeira, é uma Festa de cariz tradicional, cultural e popular que remonta ao século passado e que “arrasta” milhares de Madeirenses e cada vez mais Turistas, às ruas do Funchal para festejar a época Natalícia.

Juntam-se provando os Comes e Bebes tradicionais no próprio Mercado e nas ruas das suas imediações que nesta grande Noite são encerradas ao trânsito, destinando-se aos inúmeros postos de venda, ao ar livre.

É imperativo degustar os pratos da gastronomia regional, a deliciosa carne-de-vinho d´alhos (carne de porco temperada com vinho, alho, vinagre de vinho branco, sal q.b., alho, ramo de segurelha, pimenta da terra (malagueta) e vinho branco e banha de porco e as bebidas tradicionais, entre elas a laranjada, a famosa Poncha Regional, a nikita entre outras, não esquecendo as saborosas tangerinas, fruta tradicional do Natal que encontra no Mercado dos Lavradores e arredores.

Os cânticos tradicionais de Natal na Praça do Peixe, com a grande adesão das famílias imbuídas de grande espírito natalício, presenteadas com um cenário emblemático que nos leva a uma emoção simplesmente maravilhosa. Há bandas de música, ranchos folclóricos e bares abertos com muita animação em toda a zona, tornando esta, uma das noites mais longas e animadas do Funchal.

Este evento obriga a uma sustentada logística por parte de toda a equipa colaboradora, sob a Direção da Unidade de Mercado, com o objetivo de proporcionar todo o entretenimento, conforto e segurança à População em geral.