São quatro as Feiras temáticas que decorrem da 1ª à 4ª quinta – feiras de cada mês no Mercado dos Lavradores.

A 1ª Feira, a de Velharias é para os apreciadores dos objetos com “História” e tem uma grande oferta de produtos/artigos, como os livros, os discos de vinil, os relógios antigos, as máquinas fotográficas, as grafonolas, as loiças antigas, entre outros objetos interessantes;

A 2ª Feira de Gastronomia madeirense – Tradição retratada na Feira… Receitas caseiras…Aquelas receitas como se preparadas pelas nossas mães e avós! Nesta Feira é exibida uma oferta diversificada de produtos regionais, entre eles, bolos de mel, outros bolos vendidos à fatia, bolos da noiva, tartes, tortas, broas, compotas castanhas/derivados, doces miúdos; lapas/caramujos de escabeche, licores; pão caseiro, rosquilhas, sonhos/malassadas, sidra, sumo/poncha de cana sacarina, vinagre de sidra, entre outros regionais.

Na 3ª Feira a de Artesanato encontram-se uma panóplia de produtos feitos por vários Artesãos madeirenses, de diferentes materiais que traduzem parte dos Costumes, das Tradições e da Cultura do Arquipélago da Madeira. Merecem destaque os vimes, entre outros de grande curiosidade.

A última e 4ª Feira do mês, a Alfarrabista marca o espaço com uma variedade de trabalhos nas várias áreas da livraria, da filatelia, também com uma oferta variada, entre artigos, como os postais e as gravuras sobre temáticas regionais.