A Câmara Municipal do Funchal promove uma intensa Campanha de divulgação, através de uma Parceria com várias Entidades, nomeadamente, a Delegação da Madeira – Fundação Portuguesa de Cardiologia; a Associação para a Promoção de Emergência Médica – “Madeira Emergência”; a Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny”; a Delegação da Madeira – Cruz Vermelha Portuguesa”; os Clubes, o “24-7 Fitness your Freedom”; o “Magic Health Club”; o “Aqua Gym CNF”;” o Body Fit”; o “Living Funchal Health Club”; o “Health Club Innovation Fitness”; o “Viva Fit”; o “Centro Comunitário do Funchal”; os “Ginásios da CMF”–“Ginásio da Barreirinha”; “Ginásio de Santo António” e “Ginásio de São Martinho” que se juntam na Campanha “Apareça! Venha cuidar do seu Coração!” no “Terraço“ – 3º Piso e no “Terrado” 2º Piso do Mercado dos Lavradores durante todo o mês em que é comemorado o “Mês do Coração”, de 04 de maio a 28 de maio, das 9 horas às 18 horas.

“Apareça! Venha cuidar do seu Coração”, tem um vasto programa de Ações abrangente, nomeadamente os Rastreios contra o risco de Doenças Cardiovasculares; Verificação de Tensão arterial, Alteração de Peso, Glicémia, Colesterol; “Suporte Básico de Vida”; Aconselhamentos de Enfermagem; Palestra; Aconselhamento de Exercício físico através dos Ginásios/Clubes; Aconselhamento sobre Nutrição e ainda um “Flash Mob”, ou seja, uma panóplia de Procedimentos de Prevenção e Socorrismo dirigidos à População em geral!

Esta Campanha numa autêntica “Montra da Saúde” visa essencialmente o cultivo dos Estilos de Vida saudável, na Prevenção dos Acidentes Cardiovasculares, através da Sensibilização para a Mudança desses Estilos, porque a Atividade Física Regular combate a Obesidade, baixa a pressão arterial, sobe o Colesterol protetor e melhora a Circulação arterial e aumenta Esperança de Vida, com um aspeto mais importante ainda, a Melhoria da Qualidade de Vida!

A Política do Município do Funchal tem sido a Aposta em Ações de Promoção com o intuito de contemplar a Captação de Sinergias com o Envolvimento e Cooperação de Operadores económicos”, através de Alianças entre os vários Parceiros, as PPP (Parcerias Público-Privadas).