Há cerca de pelo menos seis décadas que a flora da Madeira tem uma oferta rica e diversificada muito bem representada ao longo de todo o ano pelas floristas do Mercado dos Lavradores.

Na semana que antecede a “Festa da Flor da Madeira” o Mercado dos Lavradores, através do evento “Mercado dos Lavradores em Flor”, aplaudiu o programa da Festa da Flor que tem um leque de atividades “âncora”, importantes para cativar a atenção das populações residente e flutuante no Funchal e, deste modo, anunciou a grande festa floral do ano!

Conta a “história” que o Tapete de Flores foi trazido para as ruas da cidade, a partir do seu uso original e antigo nas procissões religiosas nas localidades interiores e vem agora “exibir-se” no nosso Mercado dos Lavradores.

Digno do nosso olhar, o tapete é composto por uma variedade de espécies florais originárias de muitos países, mas cultivadas na Madeira, devido aos fatores de influência do arquipélago, como o clima e o solo, proporcionando a diversidade da nossa flora madeirense.

Durante os 4 dias as espécies que caracterizam o tapete foram: Dianthus caryophyllus (Cravo);Strelizia Reginae” (Estrelícia); “Asteracea Jamesonii” (Gerbera);“Araceae Zantedeschia Aethiopica” (Jarro); “Crysanthemum Sp.” (Margarida); “Orchidaceae Cymbidium Sp.” (Orquídea);“Cv. Rosacea” (Rosa) e uma panóplia de “Cynaroides” (Proteas); como “Ardifolium”; “King”; “Safari Sunset”, entre outras.

Este evento continua a ser uma forma criar um bom ambiente e de participação ativa e partilhada em homenagem à “Festa da Flor da Madeira” que se estende agora ao Mercado dos Lavradores, tendo em conta a importância do sector turístico na Cidade do Funchal e a nova dinâmica que a Câmara Municipal do Funchal pretende implementar nos Mercados Municipais, através da programação de eventos.